No artigo de hoje, vamos compartilhar estratégias e ações para você vender mais e o seu negócio seguir crescendo, mesmo em anos turbulentos como foram 2020 e 2021.

Tenha em mente que essas são nossas sugestões e que cada negócio, dependendo da fase e setor em que se enquadra, terá prioridades diferentes. Dito isso vamos ao artigo!

Confira também, nosso artigo sobre Gestão Financeira!

Quais práticas podemos adotar para atravessar momentos como este e seguir crescendo?

São três, as que definimos como sendo fundamentais:

1. Refinar controles internos;

2. Fortalecer o relacionamento com clientes;

3. Fortalecer o time comercial.

Vamos juntos explorar cada uma delas!

Olhar para dentro dos nossos negócios e ajustar as engrenagens e operações que o fazem rodar, são práticas excelentes em momentos de desaceleração. Por isso, nossa primeira sugestão é que você:

REFINE SEUS CONTROLES INTERNOS

Essa ação é voltada principalmente para você que se encaixa no setor produtivo. Não importa qual seja o produto que você manufatura, este é o memento ideal para estudar os controles e indicadores da sua produção.

Fique atento(a) aos números que te permitem encontrar gargalos produtivos. Gargalos são de forma geral – a ineficiência produtiva e estão atrelados aos prejuízos financeiros. Alguns exemplos são:

  • perda de materiais;
  • cálculo errado de horas para produção;
  • processos redundantes (desnecessários);
  • processos mal desenhados;
  • sucateamento de maquinário;
  • mão-de-obra não qualificada etc.

Não à toa, a sua margem de receita (link para artigo métrica) está diretamente ligada à performance interna do seu negócio. Por isso, busque melhorar seus processos com uma gestão mais eficiente. Assim, você aumenta sua margem de receita e estrutura os pilares para o crescimento da empresa, num momento de expansão econômica.

FORTALEÇA O RELACIONAMENTO COM SEUS CLIENTES

Mais que nunca, você não pode se dar ao luxo de perder bons clientes. Muito pelo contrário, você deve trabalhar para reter, fidelizar e torná-los promotores da sua marca. Ou seja, você precisa transformá-los em clientes que tragam outros clientes para o seu negócio!

Mas como começar a fazer isso? Temos algumas sugestões:

  • Aproxime-se deles, não apenas para vender. Procure entender seus desafios e se puder, os auxilie – com indicação ou conexão, por exemplo.
  • Celebre junto suas conquistas. Mostre que você acompanha suas trajetórias.
  • Desenvolva soluções que eles estão buscando. Não caia no erro de criar produtos ou serviços que atendam ao que você deseja. Foco no cliente!
  • Seja flexível e empático com bons clientes. Todos os negócios passam por altos e baixos, saiba ser flexível com bons clientes quando estiverem passando por momentos difíceis. Isso fideliza.
  • Seu produto não é o diferencial da sua empresa… Mas sim, o valor percebido pelo seu cliente!

Pode até parecer muita coisa, mas no final do dia, todas elas são ações simples que impactam no seu negócio a longo prazo!

FORTALEÇA O TIME COMERCIAL

Sabemos que tempos em que tudo está difícil para todos, as vendas tendem a desacelerar. Entretanto, o motor da empresa nunca pode parar.

Aproveite momentos de desaquecimento para preparar e profissionalizar seus funcionários e processos comerciais.

Essas são algumas das nossas sugestões de ações. Vamos lá!

  • Identifique oportunidades de melhoria no processo de prospecção e venda. Desde a entrada de novos clientes até o fechamento e suporte.
  • Melhore a comunicação do seu time com os clientes, padronizando operações e personalizando o atendimento.
  • Fortaleça a comunicação externa da sua empresa. Mostre sua marca ao seu mercado.
  • Encontre oportunidades para vender produtos relacionados e/ou complementares, àqueles que seu cliente já adquiriu. Pesquise por estratégias de Upsell e Cross-selling.
  • Adote um sistema de controle de vendedores, fornecedores e clientes. Assim, você tem informações mais transparentes e completas.

Como dissemos anteriormente no artigo, pode até parecer que são muitas ações para serem postas em prática, mas no final do dia você vai perceber que são todas básicas, simples e fundamentais.

Além disso, o resultado dessas ações virá no médio e longo prazo, quando você perceber o impacto positivo na retenção de clientes!

Por este artigo é isso!

Te convidamos a navegar pelo nosso site e conhecer como nossas soluções vão te ajudar!

Autor – Vinícius Cato Mariano