Neste artigo vamos te mostrar três controles fundamentais à gestão financeira do seu pequeno negócio!
São eles:
1. Fluxo de caixa
2. Custo por categoria e/ou produto
3. Margem de Receita e Volume
Leia até o final para ver a DICA! Confira também, nosso artigo sobre Como vender mais em 2022!
Gestão financeira
Não é de hoje que esse tema é de extrema importância, visto que, nenhum negócio cresce sem controle.
No entanto, quando pesquisamos sobre gestão financeira, somos inundados por artigos e vídeos trazendo exemplos de controles e indicadores que grandes empresas utilizam. Mas o ponto aqui é, se você está buscando este conteúdo, você provavelmente está no processo de construção de uma grande empresa, certo? Você está querendo fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio.
Foi pensando em você e em milhares de outros pequenos negócios que estão buscando crescer, que trazemos este artigo com os 3 controles fundamentais à gestão financeira!
Veja quais são:
1. Gestão de Fluxo de Caixa
O objetivo desse controle, é o de tornar transparente as informações financeiras do seu negócio. Com ele você controla tudo o que entra e sai da sua empresa, além do seu saldo disponível e capital de giro.
Mas para fazer do jeito certo, você sempre precisará das seguintes informações:
1. Recebimentos – tudo o que entrou na sua empresa;
2. Pagamentos – todos os custos da sua operação;
3. Previsões – principalmente se você recebe pagamentos recorrentes, considere pelo menos um trimestre de receita.
Com essas informações no seu fluxo de caixa, você planeja com maior exatidão os investimentos futuros para o seu negócio – reformas, reposicionamento de marca, contratação, expansão etc. Neste artigo do SEBRAE, você encontra algumas sugestões em relação ao fluxo de caixa.
2. Custo por Categoria e/ou Produto
Quanto custa o cada produto ou serviço que você vende?
Quanto custa sua operação para vendê-lo?
Por quanto você vende?
Na gestão financeira, o custo por produto é basicamente o fruto da relação:
Custos totais de produção e operação (para um lote do produto)
___________________________________÷___________________________________
Quantidade de itens produzidos
A partir do valor obtido, você define sua margem e preço de venda.
3. Margem e Volume
Agora, com o custo em mãos, você vai aplicar a relação custo x preço de venda, para encontrar sua margem de lucro sobre cada produto.
Você pode até estar pensando:
“Não é só fazer isso. Tem muitos outros fatores que influenciam na margem de lucro”.
Concordamos com você, mas lembre-se:
Para um negócio em fase inicial, o cálculo é sim, assim tão simples. Você não precisa refiná-lo ao extremo. Até porque, o que você precisa agora é focar seus esforços em gerar volume de vendas – receita!
Isso mesmo, seus esforços devem estar focados em trazer receita para o seu negócio e garantir que você tenha caixa para reinvestir na empresa e crescer!
Antes da dica final, te convidamos a conhecer nossas soluções para a gestão financeira do seu negócio!
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Fica a dica da Infosoft:
Se você comparar com o volume de vendas por item, levando em conta a margem de cada produto, você encontra o “carro-chefe” da sua empresa!
Portanto, foque primeiramente no produto com maior volume de vendas. E em segundo lugar, naqueles com um bom volume e boa margem!
E aí, este artigo te ajudou? Então compartilha!
Autor – Vinícius Cato Mariano