GPTW é uma consultoria norte-americana, que avalia e certifica empresas de diversos tamanhos e segmentos, dentro de parâmetros qualitativos e quantitativos, atribuindo por fim, a certificação de mesmo nome – Great Place to Work®
No total, são mais de 2300 empresas certificadas e mais de 2 milhões de funcionários impactados.
Confira também nosso artigo sobre certificações do setor têxtil.
Como surgiu o GPTW?
A certificação GPTW surgiu na década de 80, com o jornalista Robert Levering.
Há época, Robert apenas cobria matérias relacionadas ao trabalho, enquanto acreditava que não havia boas empresas para se trabalhar, pelo menos do ponto de vista dos empregados.
Foi quando em 1980, Robert recebeu o convite para escrever um livro sobre as melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos.
A princípio ele acabou recusando. Entretanto, após longas conversas, Robert aceitou o desafio e partiu em busca de informações. Ele viajou pelo país, conversou simultaneamente com empregados e gestores de centenas de empresas, até que finalmente descobriu fatos interessantes.
As três importantes descobertas foram:
- Sim, existem empresas excelentes para se trabalhar;
- Segundo Robert, qualquer empresa, de qualquer tamanho pode ser uma excelente empresa para se trabalhar;
- Ao passo que existem pessoas satisfeitas e insatisfeitas nas empresas, os líderes têm papel fundamental no bem-estar;
Robert se surpreendeu com suas descobertas, tanto que, ao voltar para casa, ele abandonou o trabalho e abriu uma pequena empresa – a Great Place to Work®.
O que é a certificação GPTW?
GPTW é uma certificação internacional de grande reconhecimento no mercado.
A empresa certificadora, de mesmo nome (Great Place to Work®), realiza pesquisas de clima organizacional e avaliações de desempenho, gerando as notas de acordo com os critérios.
Assim, as pesquisas de clima têm um caráter qualitativo, ou seja, ela traz a percepção dos empregados em relação à empresa, processos, liderança etc.
Em contrapartida, as avaliações de desempenho possuem caráter quantitativo, ou seja, a GPTW confronta a performance esperada com aquela alcançada pelos colaboradores, equipes e líderes.
Acima de tudo, a certificação indica pontos de melhoria para que a empresa possa desenhar planos de ação para atendê-los.
Como conseguir a certificação?
Primeiramente, é importante ressaltar que ela não é uma certificação vitalícia, ou seja, sua empresa terá de mantê-la ativa. Vamos ver como isso acontece.
Para conseguir o selo, você precisa selecionar e contratar um dos planos oferecidos pela GPTW. São apenas dois:
- Para empresas de 10 a 29 funcionários;
- Para empresas acima de 30 funcionários.
Vale ressaltar que os valores da mensalidade para os planos de empresas com mais de 30 funcionários variam. Portanto, fica claro que a certificação é paga e acontece num modelo de consultoria.
O que acontece após contratar a GPTW?
As próximas etapas, após a contratação, já constituem o processo de certificação em si.
- Sua empresa passa pelo Onboarding, onde recebe materiais e instruções para a etapa seguinte.
- Na sequência, deverá ser realizado o pagamento do plano contratado, para receber acesso ao Connect – sistema interno para acompanhar a jornada para certificação.
- O próximo passo é comunicar aos funcionários a realização da pesquisa. Informá-los das pesquisas e levantamentos que serão realizados.
- Por fim, caso a sua empresa alcance ou supere a nota mínima, ela será certificada como um Um Ótimo Lugar para Trabalhar
Portanto, se você ficou interessado, conheça mais sobre a certificação GPTW e os impactos sobre a sua marca.
Certificações Específicas – Setor têxtil
Por último, para fechar este artigo, te indicamos conhecer tudo sobre as Certificações do Setor Têxtil:
Neste nosso artigo, você descobre tudo o que precisa saber sobre as principais certificações da Indústria têxtil, além de encontrar os links oficiais.
Portanto, não perca tempo. CONFIRA >> Certificações do Setor Têxtil
Autor – Vinícius Cato Mariano