Este é um artigo prático e direto sobre o preço do algodão e os reflexos na indústria têxtil brasileira. Vamos tratar de números macro que impactam nossa cadeia têxtil.
Confira também: A Performance da Indústria de Santa Catarina; Os números da Indústria têxtil em 2022.
O preço do algodão
Com as tensões e embargos comerciais à Rússia, em virtude dos conflitos no leste europeu, era esperado que a produção de insumos agrícolas caísse e os preços se elevassem. Como acontece hoje, com e preço do algodão.
Em partes é o que acontece. Estamos vendo uma alta no preço da fibra.
Alta na produção
Além da alta do preço da fibra, também vemos uma alta na produção e a oportunidade de ganhar mercado, frente à seca enfrentada pelos produtores norte-americanos. Confira esses dados, junto com a Infosoft!
Segundo a atualização da Abrapa, apresentada durante a 66ª CSDA/Mapa (Reunião Ordinária Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a produção de algodão na safra 21/22 cresceu 19,6%, representando um total de 2,82 milhões de toneladas.
Para chegar nestes números, os produtores brasileiros se valeram da recuperação de 15,2% da área plantada, além do aumento da produtividade por hectare.
Preço final do algodão
Além do aumento na produção, outro foi o do preço final da fibra, que subiu 16%, em decorrência das sanções impostas à Rússia. Vale lembrar que de lá vêm 30% dos fertilizantes e agrotóxicos importados pelo Brasil, tendo impacto direto no abastecimento e preço dos insumos aqui no mercado interno.
Com este cenário desenhado, a tendência para 2022 é que as exportações aumentem. Tendo como principais destinos, a China (32,7%), Vietnã (16,2%) e Turquia (13%), segundo a Abrapa.
Essa alta nas exportações, justifica-se pelo fato de as exportações serem cotadas em dólares, tornando o mercado externo mais atrativo aos produtores brasileiros.
Outro fator relevante, é momento do mercado americano, que sofre com uma seca prolongada que afeta a área central dos Estados Unidos. O resultado é o preço da fibra americana, no valor mais alto em 10 anos, segundo matéria do jornal Estado de Minas.
A indústria têxtil
Já no meio da cadeia têxtil, com o setor industrial, temos outros desafios. O aumento no preço dos combustíveis encarece o transporte e os produtos, em etapa do processo de transformação. Soma-se a isso, a alta do preço da matéria-prima, que encareceu 16%.
Para amortizar a alta nos preços, o governo anunciou a redução de 25% no IPI. Uma contramedida que pode ajudar a equilibrar as contas da indústria.
Estamos encerrando o primeiro trimestre de 2022 com muitos desafios para vencer. Entretanto, sabemos que o setor agrícola e industrial brasileiro se mostrará resiliente!
Para transformar essa resiliência em resultados, nossa missão neste cenário é a de fazer a sua indústria têxtil decolar com toda a tecnologia disponível em nosso ERP – controle total dos setores produtivos, comerciais, financeiros e fiscais.
Vamos te ajudar a fundamentar seus controles e te fazer crescer com gestão!
Autor – Vinícius Cato Mariano